Santo Paradoxo

Este blog é destinado a todas as pessoas que procuram se informar, atualizar, se divertir, discutir assuntos, ensinar algo de útil,ou não!



                                                            Pré-sal
O termo pré-sal refere-se a um vasto deposito de petróleo encontrado a aproximadamente 7 mil metro sob do mar e engloba 3 bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos) ao longo dos seus 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina. Estima-se que a camada do pré-sal contenha o equivalente a cerca de 1,6 trilhões de metros cúbicos de gás e óleo. O número é cinco vezes as reservas atuais do país. Só no campo de Tupi (porção fluminense da Bacia de Santos), haveria cerca de 10 bilhões de barris de petróleo, o suficiente para elevar as reservas de petróleo e gás da Petrobras em até 60%.Com isso o Brasil ficaria entre os maiores produtores de pretoleo do mundo, ficando atrás apenas de países como: Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Emirados Árabes.
O pré-sal é com certeza uma grande riqueza para o povo brasileiro e podemos citar alguns pontos favoráveis ao pré sal como: fortalecimento do mercado interno, muitos dizem que o pré-sal iria aumentar o seu mercado interno consolidando sua força através da entrada de dinheiro do pré sal.Também destacam como pontos favoráveis a diminuição das desigualdades sociais, tornando o Brasil um pais mais justo e igual. A segurança energética para o pais e a blindagem a eventuais crises energéticas mundiais, ou seja,se os maiores produtores de protróleo do mundo entrarem em crise o Brasil seria afetado,  porque ele possui uma segura quantidade de protróleo, capaz de suprir a necessidade interna. Aumento da importância econômica e geopolítica do Brasil.O Brasil se tornaria um pais de maior expressão no cenário mundial e também se tornaria um pais financeiramente mais sólido. Haveria criação de novos empregos.E como um dos mais importantes,o aumento de recursos para saúde ,educação,habitação e inovação em pesquisas cientificas e tecnológicas em infra-estrutura,ou seja,o governo aplicaria grande parte dos lucros do pré-sal no pais,o que duvido muito.
Os pontos negativos do pré-sal são que a exploração do mesmo prejudicaria e muito o meio ambiente contribuindo para o efeito estufa, ao mesmo tempo em que anunciou um novo marco regulatório para a exploração do petróleo na camada do pré-sal, o governo divulgou que o desmatamento da Amazônia caiu 46% no acumulado dos últimos doze meses. Sabemos que o pré sal geraria muitas riquezas para o Brasil mas não podemos esquecer que se trata de um combustível fóssil ,principal responsável das emissões de CO2,que polui e muito o planeta,sabemos que o Brasil é um pais muito prósperos e temos grandes áreas para plantação de óleos vegetais ,fonte do biodiesel que é uma fonte de energia limpa.Destacaria ainda aspectos negativo do pré sal, que segundo a propostas do governo, o dinheiro que será investido,será o dinheiro do povo.
Acredito que o pré-sal é uma grande riqueza do Brasil, também é uma grande riqueza para o POVO BRASILEIRO.Porém para explorar toda essa riqueza necessita-se de muito investimento no qual o Brasil não é capaz de conseguir sozinho.Em um pais onde milhões de pessoas morrem de fome todo os dias não podemos gastar em coisas nas quais ainda nem temos certeza que vira lucros, mas também não sou a favor da privatização e deixar que empresas de fora venham e fique com a maior parte do lucro.O pré-sal é NOSSO e o lucro também,porem não podemos deixar que eles venham e explorem o que é nosso, que a maior parte dos lucros sejam nossos e os riscos sejam deles.Podemos deixar que eles explorem porém a maior quantia dos lucros sejam nosso,do POVO BRASILEIRO.Outro ponto que não podemos esquecer são as emissões de CO2 ,para isso estão desenvolvendo maneiras de superar,e acredito que acharão.Porem demoraria um pouco. Então podemos esperar mais algum tempo e voltar a explorar, quando tivermos tecnologias suficientes para a exploração limpa e sem efeitos ao meio ambiente.

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre o Blog

O multiverso do conhecimento começa aqui. Com apenas um click, você romperá a fronteira da ignorância, falta de cultura, mau humor, desinformação, e viajará em um mundo onde ninguém antes esteve. Preparesse, pois depois de hoje sua vida não será a mesma.

Maior Torcida

Pesquisar este blog