Santo Paradoxo

Este blog é destinado a todas as pessoas que procuram se informar, atualizar, se divertir, discutir assuntos, ensinar algo de útil,ou não!


O nascimento da lenda do rei Artur
Biblioteca Nacional da França inaugura exposição sobre as origens de um dos mitos mais poderosos da história mundial
por Johnnccv
Reprodução
Rei Artur retratado em pintura do início do século XX
Uma das grandes lendas do Ocidente, o rei Artur, é tema de uma mostra na Biblioteca Nacional francesa. Textos, pinturas, livros e até filmes foram reunidos, de modo a desvendar também o papel de heróis fabulosos na cultura. As 150 peças em exposição incluem de manuscritos medievais ao filme do grupo britânico Monty Python Em busca do cálice sagrado, vez por outra considerado um dos maiores clássicos da comédia cinematográfica.

A exposição procura desvendar em que momento se deu o nascimento do mito. Até onde se sabe, esse personagem jamais existiu – ou, se existiu, seria alguém muito diferente do lendário rei. O universo do rei Artur, porém, com seus cavaleiros, aventuras e conquistas amorosas, são familiares para todos.

Com uma coleção forte, a Biblioteca Nacional penetra na lenda de forma ao mesmo tempo erudita e muito acessível, segundo explica o presidente da instituição, Bruno Racine. A instituição também criou uma versão virtual da exposição, para aqueles que não têm o privilégio de ir a Paris visitá-la pessoalmente: http://expositions.bnf.fr/arthur/.

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre o Blog

O multiverso do conhecimento começa aqui. Com apenas um click, você romperá a fronteira da ignorância, falta de cultura, mau humor, desinformação, e viajará em um mundo onde ninguém antes esteve. Preparesse, pois depois de hoje sua vida não será a mesma.

Maior Torcida

Pesquisar este blog